Companheiro,
o que disse é que existem alternativas e bastantes e sei isto porquê?
Porque conheço bem a zona, disso não tenhas dúvidas.
Porque agora muitas das vezes nem preciso de ir ao terreno para saber as alterações que por lá se passam, pois eu e mais algumas pessoas que andam várias vezes pelo "mato", partilhamos informações e actualizações de track´s de gps, quando qualquer um de nós passa por uma zona a fazer um track que outro forneceu e caso existam alterações no terreno, essa pessoa acaba por encontrar solução ao mesmo e partilha essa actualização, o que acaba por beneficiar todos, por exemplo no fim do mês irei de São Torpes a Armação de Pêra, começando pelo litoral e depois flectindo para o interior para Monchique, vou fazê-lo com base em alguns troços que já fiz e outros fornecidos por malta amiga, ao fazer o percurso estou a grava-lo também e caso encontre alguma alteração ao mesmo, corrijo e depois partilho
Foi pena nos tempos "idos" não haver a facilidade que hoje temos ao dispôr com o gps, é tudo mais fácil e barato.
Uma das coisa que mais condeno é a passagem pela Herdade do Pinheiro (entre Águas de Moura e Alcácer do Sal) ter sido fechada. Uma estrada que está bem referênciada em qualquer mapa das estradas (já nem falo nas cartas militares) essa mesma estrada dava acesso a umas ruínas romanas, para a qual a Herdade do Pinheiro recebeu fundos para a sua recuperação (está na net) e que apenas os usou para criar abrigos para os caçadores e vedar a herdade para não deixar fugir a caça, isto sim é gravoso, mas enfim.

O gosto pela aventura...